Água, lendas e potencialidades

Pra inaugurar o nosso blog, vamos postar dois vídeos que se relacionam com a temática do SOS Ciudades 2011, a ser realizado na Amazônia Peruana, na cidade de Iquitos.

O primeiro é o Abuela Grillo, um curta boliviano inspirado em uma lenda do povo ayoreo, indígenas habitantes da região do Chaco, que é próxima ao Pantanal.

A lenda conta a história da avó do povo ayoreo, que no princípio era um grilo chamado Direjná. Dona da água, onde quer que estivesse, também estaria a chuva. Seus netos pediram que ela se fosse, e foi o que ela fez: foi aí que os dias de calor e seca começaram. A Avó Grilo decidiu viver num “segundo céu” e desde então envia a chuva cada vez que alguém conta a sua história.

O curta faz alusão ao mito e aponta também a questão da importância da água e o fato de esta não ser um produto, e sim um direito de todos. Tem muito a ver com a filosofia do evento SOS Ciudades e também com o fato de este sempre discutir cidades que se relacionem fortemente com a água, como é o caso de Iquitos.

O segundo vídeo é o trailer de um filme integralmente produzido e realizado em Iquitos, do cineasta Dorian Fernández.

A trama se passa no edifício mais alto da cidade, e narra a história de três personagens que se relacionam com este edifício, atualmente abandonado.

Para Fernández, apesar das dificuldades de filmar em Iquitos, que não tem uma indústria cinematográfica muito desenvolvida, há também muitas potencialidades, uma “locação natural cheia de maravilhas e peculiaridades”. O cineasta refere-se a Iquitos como “uma cidade única e alternativa, com características próprias”, e ainda afirma que a Amazônia, como temática, é muito importante, já que é muito falada, porém há poucas pessoas que realmente conheçam o mundo amazônico na sua real dimensão.

Fontes

http://abuegrillo.blogspot.com/

http://www.amazonia.bo/amazonia_bo.php?id_contenido=304&opcion=detalle_des

http://omaidi.fr/ensenar/spip.php?article970&lang=fr

http://lamula.pe/2010/02/12/dorian-fernandez-y-el-ultimo-piso/5300

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s