Vargas Llosa y las Visitadoras

Mario Vargas Llosa, escritor peruano e ganhador do Nobel de Literatura de 2010, deixou a marca da Amazônia Peruana registrada em um dos seus muito comentados livros, Pantaleón y las Visitadoras.
A história se passa na cidade destino de nossa viagem, Iquitos, e conta, através de cartas oficiais entre militares, a história de um capitão do exército peruano, Pantaleón Pantoja que, tendo suas tropas na Amazônia, se viu obrigado a criar um serviço de prostitutas (as visitadoras) para servir aos oficiais. A obra, publicada em 1973 e levada posteriormente ao cinema utiliza uma sátira para enfatizar a hipocrisia das instituições que se dizem exemplares, relacionando-as à profissão mais antiga do mundo. “O eterno debate entre verdade e mentira, entre necessidade e virtude, e as perigosas consequências com que se depara às vezes a observância rigorosa do dever são pontos fundamentais deste livro extraordinário”. Quem já leu garante que o livro promete muitas gargalhadas.

Llosa nos conta: “Intenté al principio contar esta historia en serio. Descubrí que era imposible. Fue una experiencia liberadora, que me reveló las posibilidades del juego y el humor en la literatura.”

Em 1999 foi lançada a versão cinematográfica de Pantaleón y las Visitadoras, à qual muitos se referem como o filme peruano de maior sucesso de todos os tempos, dirigido por Francisco Lombardi, contando em seu elenco com Salvador del Solar e Angie Cepeda. O filme parece muito interessante não só por seu texto bem como por sua locação, a paisagem exuberante de Iquitos e seu entorno.

Fontes:
http://www.lecturalia.com/
http://livrada.wordpress.com/
http://www.cosmopolis.ch/

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s