Culinária Peruana

Hoje eu estava dando uma olhada na internet sobre Iquitos e comecei a me perguntar o que será que a gente vai comer lá. Continuei pesquisando e vi relatos curiosos de um dos costumes peruanos de comer carne de cuy, animal parecido com o porquinho da índia que é servido inteiro em um espetinho de palito. Bom, de início não me foi muito animadora minha pesquisa, mas continuei investigando. Achei um site legal de culinária lá aprendi que a diversidade de ecossistemas no país é enorme, e claro, isso reflete na sua culinária, assim como aqui no Brasil. O Peru é caracterizado por 3 regiões: costa, serra e selva, onde cada uma delas proporciona experiências gastronômicas diferentes. Na costa é onde se encontra uma enorme gama de peixes e frutos do mar. Nos Andes, a batata, milho, carne de cuy (o porquinho da índia) e a pimenta ají (bem famosa por lá) e na Amazônia, carnes de caça, banana, mandioca e peixes de rio.
Foquei minha pesquisa na região de Iquitos e achei, em outro site muito legal, a receita de um prato comum da Amazônia Peruana chamado Juanes que basicamente é um monte de ingrediente misturado envolto em uma trouxinha feita de folhas de bananeira ou de plátano. Aí vai a receita!

Ingredientes: receita para 10 pessoas
– 10 pedaços de coxa e peito de galinha,
– 2 kg de arroz,
– 500g de manteiga,
– 500g de cebola,
– 10 azeitonas,
– 5 ovos duros,
– 4 gemas,
– 3 colheres de alho moído,
– sal

Frita a cebola. Em uma panela separada cozinha-se os pedaços de galinha. Em outra panela cozinha-se o arroz e mistura com alho moído, sal, manteiga e com as gemas. Quando estiver tudo pronto, põe o arroz em uma folha, em pequenas porções. Acrescenta-se a galinha e a cebola e também pedaços do ovo duro d azeitonas. Se envolve tudo formando uma trouxinha e se amarra fortemente. Por último, se ferve a trouxa em pouca água por meia hora.

Tudo pode ser bem temperado com pimenta, coentro, cominho, orégano, noz moscada….

Pra quem quer saber um pouco mais sobre a história da culinária peruana.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-culinaria-peruana/culinaria-peruana.php
Pra quem quer conhecer mais receitas.
http://www.saboresdelperu.com/index.htm
Site de um casal de viajantes.
http://forksandjets.com/2009/05/17/gorging-ourselves-on-peru/

Anúncios
Esse post foi publicado em Amazônia, culinária peruana, Iquitos, Peru, SOS Ciudades e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s