O que é SOS Ciudades?

O programa é uma iniciativa universitária de reflexão acerca de temas urbanos, onde docentes e discentes se reúnem para debater e procurar soluções urbanísticas para determinada cidade. Este ano o trabalho se dará na amazônia peruana, na cidade de Iquitos. O desafio é promover um projeto urbanístico para a cidade visando seu desenvolvimento a nível municipal e regional.

As atividades são basicamente visitas à cidade e palestras para conhecer sua história, seu contexto econômico, social, político, ambiental… E então os participantes são divididos em talleres, ou seja, grupos de trabalho que fazem propostas urbanísticas para propor soluções aos problemas diagnosticados. Todas as noites, ao finalizar as atividades dos talleres ou as visitas, os participantes assistirão a palestras sobre temas específicos do grupo de trabalho ou de ordem mais geral, que exponham a arquitetura que está sendo produzida nos distintos países participantes do evento.

O workshop vem sendo realizado anualmente desde 2002, quando foi realizado em Colônia no Uruguai. O evento debateu regiões brasileiras em 2 anos desde então: em 2003 Porto Alegre foi o tema e foi trabalhada a área do Pontal do Estaleiro; e em 2005 a cidade de São Paulo.

O fundador e diretor do Programa S.O.S. Ciudades é o arquiteto Marcelo Vila, professor do Taller Sudamerica na FADU – Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo – da UBA – Universidad de Buenos Aires, Argentina. Junto dele trabalham anualmente muitos outros profissionais da área. O Programa não visa lucro, somente a realização do evento e a difusão da produção intelectual dos talleres. Este ano, estima-se a presença de 50 professores arquitetos e de 400 estudantes dos países Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Bolívia; este ano espera-se que participem também Colômbia e Equador.

Não há custo de inscrição no evento para os participantes. O docente participante tem direito à hospedagem em hotel garantido pelo programa. Os estudantes devem arcar com custos de alimentação e de alojamento, que tendem a ser oferecidos de forma bastante acessível. Os custos com deslocamento até a cidade sede do evento também são de responsabilidade do participante.

A Faculdade de Arquitetura da UFRGS participa desde 2009 e é convidada todo ano a mandar estudantes e professores ao evento, na proporção de 1 professor para cada 15 estudantes, de preferência estudantes do 4º e 5º ano do curso.

Do Brasil participam ainda a Uniritter, a Escola das Cidades e a Unicamp.

Mais informações sobre o Programa podem ser encontradas no site oficial do Taller Sudamerica:

http://www.tallersudamerica.net/sos_ciudades.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s